Ecocardiografia Fetal é segurança para gestantes e fetos

Apesar de poder ser realizado a partir da 18ª semana gestacional. O exame é indicado para gestantes que tenham entre 22 e 26 semanas

Não há riscos para a gestante e para o feto na realização do exame / Foto: Reprodução Instagram

Tiago Ferreira

A ecocardiografia fetal vem se incorporando cada vez mais aos exames pré-natais em virtude dos benefícios relacionados ao diagnóstico e possibilidade de tratamento oportuno intraútero e neonatal precoce.

Este exame é realizado por um(a) médico(a) cardiologista pediátrico ou um(a) especialista em medicina fetal – que é especialmente treinado para isso, sendo específico do coração e do sistema circulatório.

Alguns autores advogam que o exame de ecocardiografia fetal seja realizado em todas as gestantes, já que muitos casos de cardiopatias congênitas ocorrem em grupos de baixo risco, podendo não ser detectados no momento da ultrassonografia pré-natal. O exame pode ser realizado desde a idade de 18 semanas gestacional até o final da gestação, porém a idade ideal seria entre 22 e 26 semanas.

O Ecocardiograma fetal é um exame sem risco para a gestante e para o feto. Com o benefício de um diagnóstico precoce, um planejamento adequado e possibilitando um tratamento eficaz das cardiopatias fetais, resulta na melhora da qualidade de vida e do prognóstico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *