Outubro Rosa: A prevenção é a melhor opção

Os médicos recomendam que a mulher conheça o seu corpo e pratique o auto exame periodicamente

Outubro-Rosa-Saude-Prevenção-CEDIBA
Campanha tem por objetivo a prevenção do câncer de mama

Tiago Ferreira

O mês de outubro é marcado no mundo todo como o mês dedicado para a prevenção do câncer de mama. Iniciado no começo na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, ao distribuir laços rosa para a “Corrida da Cura”, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o movimento ganha cada vez mais adesão com o decorrer dos anos.

As campanhas tem por objetivo chamar a atenção das pessoas para um diagnóstico cada vez mais precoce. O auto exame, realizado pela própria pessoa – ou parceiro (a) – pode identificar cistos somente com o passar dos dedos mais delicadamente sobre o seio.

Somente no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018 surgiram 59.700 novos casos de câncer de mama, equivalente a 29,5% (retirado os índices de câncer de pele não melanoma). O número é considerado de risco e as campanhas de conscientização e prevenção tem se tornado mais frequentes.

O câncer de mama tem cura e deve ser tratado o quanto antes. Procure um profissional de saúde adequado (clínico, ginecologista, mastologista, oncologista) e obtenha informações precisas para o melhor tratamento e diagnóstico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *