Coronavírus (COVID-19): tudo o que você precisa saber

Vírus que começou na China já possui casos confirmados em diversos países. Situação é preocupante

Coronavirus preocupa autoridades em todo o mundo
Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda algumas formas de prevenção | Foto: Reprodução / Instagram

Tiago Ferreira

O Coronavírus (COVID-19) é o assunto que mais causa preocupação ao redor do mundo. O vírus que teve os primeiros casos na cidade de Wuhan, na China, já atingiu até o fim desta publicação¹ , mais de 80.000 casos confirmados somente em território chinês, com 3.140 mortes confirmadas. No Brasil, 30 casos foram confirmados até ontem (9), sem óbitos.

Os sintomas mais comuns da doença são tosse (seca ou com secreção) e febre acima de 37º. Em casos mais graves, a insufiência renal e a dificuldade respiratória aguda, aparecem como sintomas mais frequentes. Dores no corpo, inflamação na garganta, diarreia e congestionamento nasal também são sintomas que podem aparecer no infectado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou algumas ações para a prevenção do vírus:

  • Evite tocar seus olhos, nariz e boca.
  • Ao tossir e espirrar, cubra a boca e o nariz com cotovelo ou tecido flexionado – jogue fora qualquer tecido usado imediatamente e lave as mãos.
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, principalmente depois de ir ao banheiro; antes de comer; e depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar.
  • Se água e sabão não estiverem prontamente disponíveis, use um desinfetante para as mãos à base de álcool com pelo menos 60% de álcool.
  • Evite contato próximo com quem tem febre e tosse.
  • Se você tiver febre, tosse ou dificuldade em respirar, procure atendimento médico mais cedo e compartilhe o histórico de viagens anteriores com seu médico.

¹ Atualizada em: 10/03/2020 às 11h17min

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *